O Fisioterapeuta não trata os pacientes pelo diagnostico clinico, o qual é dado pelo médico mas sim pelo diagnostico cinetico -funcional.
O diagnostico funcional é desvendado por uma minuciosa avaliaçao do paciente de orgãos e sistemas do corpo humano em todas as suas funcionalidades. Para isso são realizados testes de funçao ( seja funçao pulmonar, funçao muscular, funçao articular etc) avaliando a mobilidade, motilidade, estrutura anatomica, fisiologica , biomecanica e biopatomecanica . Para um Fisioterapeuta executar o método e a técnica de tratamento ele precisa do diagnostico funcional e não o clínico, pois o Fisioterapeuta vai atuar de acordo com o diagnostico funcional ou seja se um paciente hipoteticamente tem uma hernia de disco que é um diagnostico clinico , ele vai apresentar problemas funcionais os quais provavelmente foram os causadores da hernia discal ou seja o disco anterior , posterior , uma compressão discal com compressão de raiz neural , contratura muscular etc. Ou seja esses parametros sao diagnosticos funcionais, através deles o Fisioterapeuta atua com mobilizaçoes e manipulações na vertebra dando a função normal ou próxima do normal com consequência vai diminuir a hernia discal que era causada por esses efeitos citados acima que são o diagnostico funcional. Alem disso o Fisioterapeuta vai atuar com aparelhos ajudando no processo para desinflamar o local e tambem depois fazer a estabilizaçao vertebral ou seja o fortalecimento o qual tambem está incluso no diagnóstico Funcional.
Dr.Gabriel João Favaro
Fisioterapeuta especialista em Osteopatia, especialista em Acupuntura e especialização acadêmica em Fisioterapia Cardio- Respiratória
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.