segunda-feira, 6 de julho de 2009

Acupuntura no Exército Brasileiro

Dia histórico para Fisioterapeutas Acupunturistas: Portaria regulamenta a Prática da Acupuntura no Exército Brasileiro

O Chefe do Departamento Geral do Pessoal-DGP, Gen Ex Maynard Marques de SANTA ROSA, assina Portaria que regulamenta a Prática da Acupuntura para Profissionais não Médicos no âmbito do Exército Brasileiro, no Núcleo de Estudos em Terapias Integradas do Hospital Geral do Recife - NETI-HGeR.O responsável pela implantação e coordenador do NETI-HGeR, há cinco anos, é S Ten Arlindo Cladimir de Souza ROSSI (Fisioterapeuta Acupunturista e Presidente da AFA-BRASIL). Por ser setor pioneiro na utilização da Acupuntura e demais Práticas Integrativas (Osteopatia, Shiatsu, Reiki, Fitoterapia, entre outras) no Exército Brasileiro, foi o local escolhido pelo Chefe do DGP para a assinatura solene da Portaria NR 07/DGP, de 27 de janeiro de 2009, a qual aprova as "Normas Reguladoras do Exercício da Acupuntura no Âmbito do Serviço de Saúde do Exército".Este marco histórico da Acupuntura no Brasil, contou com a presença do general Maynard Marques de SANTA ROSA, Chefe do DGP; do comandante militar do Nordeste, general MÁRIUS Luiz Carvalho Teixeira; do general ARCHIAS Alves de Almeida Neto, comandante da 7ªRM/7ªDE; do fisioterapeuta acupunturista Paulo Crocomo, presidente do Crefito-10; e do fisioterapeuta acupunturista, Ney Peixoto Smith, vice-presidente da Associação do Fisioterapeutas Acupunturistas do Brasil (AFA-Brasil); além de outros oficiais-generais e autoridades civis, militares e convidados.

FISIOTERAPIA DESPORTIVA


20/06/2008
Artigo de Futsal: Fisioterapia Esportiva
A necessidade de se obter resultados rápidos e eficientes no esporte tem feito com que a fisioterapia esportiva se desenvolva cada vez mais. Este desenvolvimento técnico cientifico tem beneficiado também aqueles que não são profissionais do esporte. Na fase de recuperação o fisioterapeuta trabalha a amplitude do movimento articular, a força muscular, o equilíbrio e a coordenação, a autoconfiança do paciente e o retorno gradual e progressivo as atividades esportivas. Geralmente as lesões no esporte estão relacionadas à falta de condicionamento físico e a traumas diretos. Essas lesões variam de acordo com a modalidade esportiva.Por exemplo: jogadores de futsal e futebol têm uma tendência maior para lesões nos tornozelos, joelhos, musculatura da coxa e panturrilha; já com os tenistas, as lesões mais comuns são os membros superiores como tendinite de ombros e epicondilite (cotovelo). As principais diferenças na maneira como se tratam o atleta e o não atleta estão nas primeiras 24 ou 48 horas após a lesão. No atleta, o tratamento acontece no momento da lesão, com ele ainda em quadra, realizando o que nós chamamos de protocolo de terapia intensiva com: gelo, compressão, elevação da região afetada e repouso absoluto nas próximas 24 horas ou mais. Esse período vai determinar o tempo de recuperação. Alem disso, o atleta chega a fazer três sessões diárias de fisioterapia. O grande desafio na recuperação de atletas e fazer com que consigam manter o máximo possível de seu condisinamento físico, mesmo estando em tratamento. O atleta com uma lesão de joelho, por exemplo, não precisa ficar completamente inativo. Podemos tratá-lo com exercícios para os membros superiores, alongamentos, séries de abdominal e atividades orientadas na piscina aquecida. Esse tipo de abordagem no tratamento dos atletas não só mantém o condicionamento físico como acelera sua recuperação. A atividade física orientada por profissionais aumenta a resistência do sistema imunológico e acelera a recuperação dos tecidos lesados. Na recuperação de profissionais do esporte é fundamental que exista desde o começo do tratamento uma troca de informações entre todos os integrantes da comissão técnica.“O grande desafio na recuperação de um atleta é fazer com que ele consiga manter o máximo possível de seu condicionamento físico, mesmo estando em tratamento”.“As primeiras vinte e quatro horas de tratamento vão determinar o tempo de recuperação”.“A atividade física orientada por profissionais aumenta a resistência do sistema imunológico e acelera a recuperação dos tecidos lesados”.Sergio Luiz Rodrigues é formado pela Univ. Católica de Petrópolis.Especialista em Psicomotricidade pelo IBMR – RJFormação em: Osteopatia, Shiatsu e Fisioterapia Esportiva.Fisioterapeuta da Malwee Futsal. http://www.futsalbrasil.com.br/artigos/artigo.php?cd_artigo=177
FONTE

CONSULTORIO DE FISIOTERAPIA DR. GABRIEL FAVARO: FISIOTERAPIA E ACUPUNTURA

CONSULTORIO DE FISIOTERAPIA DR. GABRIEL FAVARO: FISIOTERAPIA E ACUPUNTURA

FISIOTERAPIA E ACUPUNTURA

A Fisioterapia é uma ciência que estuda o movimento humano, está voltada para o entendimento da estrutura e biomecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas do corpo humano. O Fisioterapeuta é responsável pelo diagnóstico cinético funcional, o qual é dado após uma minuciosa avaliação do paciente com exame físico e testes funcionais o qual o Fisioterapeuta poderá fazer a requisição de exames complementares para auxiliar no diagnóstico se achar necessário.
A Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.
A Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições. A acupuntura é uma ciência milenar chinesa que vem sendo aplicada na medicina ocidental. A técnica baseia-se na teoria do equilíbrio energético do nosso organismo, atuando e regulando os sistemas neurológicos, endocrinológicos e imunológicos, circulação e funcionamento intestinal. Tem conquistado cada vez mais espaço na área de saúde, como forma de tratamento eficaz, beneficiando inúmero indivíduos, na manutenção e preservação da sua saúde. A Acupuntura é praticada por vários profissionais da area da saúde, no Brasil os Fisioterapeutas foram os pioneiros em realizar a Acupuntura.




Estamos atuando nas seguintes áreas ;

FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPEDICA
( LESÕES DO OMBRO, JOELHO, COTOVELO......)

DISFUNÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL EM GERAL
(HÉRNIAS DISCAIS, LOMBALGIAS, CERVICALGIAS, DESVIOS POSTURAIS, DISFUNÇÕES DA MARCHA.............. )

TRAUMAS DO ESPORTE (ENTORSES, REABILITAÇÃO DE FRATURAS, RUPTURAS LIGAMENTARES...........)

FISIOTERAPIA CARDIO-RESPIRATÓRIA
( DISFUNÇÕES RESPIRATÓRIAS EM GERAL)

FISIOTERAPIA MANIPULATIVA
( MOBILIZAÇOES E MANIPULAÇOES DA COLUNA VERTEBRAL E MEMBROS )

ACUPUNTURA
( TRATAMENTOS DE DISTÚRBIOS METABÓLICOS, INSONIA, DEPRESSÃO, HÉRNIAS DISCAIS............)

NEUROLOGIA GERAL
(FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES NEUROLOGICAS)

DR.GABRIEL JOÃO FAVARO
CREFITO 88851-F

ATENDIMENTO INDIVIDUAL

AVENIDA CÂNDIDO DE ABREU 469 CURITIBA PR.
TEL. (41) 3224 -9851 CEL - (41) 8832-2119