quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Diagnostico Cinetico Funcional na atividade do Fisioterapeuta

O Diagnóstico Cinético Funcional é baseado nas disfunções de órgãos e sistemas do corpo humano em todas as suas potencialidades(fisiopatológicas,biopatomecânicas,anatômicas,motilidade,mobilidade,
celular) do ser humano. 

A Fisioterapia atua de forma direta no tratamento dessas disfunções acima citadas com recursos próprios em suas áreas de atuação.Por exemplo uma disfunção por impactaçao da cabeça do umero ou compressão acromio clavicular estão relacionadas ao diagnostico funcional ou seja se referem a mobilidade articular e disfunção anatomica envolvendo a biomecanica articular. 
Assim como um intestino preguiçoso esta relacionado a disfunçao de mobilidade e motilidade da viscera. A perda da força muscular com hipotonia esta relacionada a uma disfunção Fisioterapeutica pois no fazemos testes de funçao muscular e também tratamos a hipotonia com recursos próprios como Cinesioterapia e Eletroterapia.
 Uma hipercapnia também esta correlacionada com um diagnostico Funcional pois a Hipercapnia seria um problema de permeabilidade e saturação sanguinea de oxigênio  as quais fisiologicamente a hemoglobina não consegue captar o oxigênio pois a permabilidade sanguinea esta deficiente gerando um quadro de hipoxemia no paciente fazendo assim com que o Fisioterapeuta tenha que ventilar de forma mais intensa o pulmao do paciente utilizando recursos próprios da Fisioterapia Respiratória para melhorar a ventilação perfusão, enquadrando em um diagnostico de Disfunção de ventilação perfusão pulmonar gerando hipercapnia / hipoxemia. O Fisoterapeuta também atua na Oxigenoterapia nas questões de Hipoxemia e Hipercapnia alem de protocolos de Ventilação mecanica .
Na Acupuntura o diagnóstico se baseia em disfunções energéticas , ou seja Diagnóstico Bioenergético baseado em Orgãos e Visceras Zang Fu, Susbstancias Vitais e 8 principios e sintomatologia do paciente como frio calor,diagnóstico pela língua e pulso.
Na Osteopatia o Diagnóstico se baseia em Disfunções de Mobilidade e Motilidade de Orgãos e Sistemas por exemplo um iliaco anterior, sacro encrustrado, iliaco em superioridade, lesões por flexão extensão e inclinação de vertebras ou Diminuição da Mobilidade ou Motilidade de uma Viscera. Por se tratar de técnicas específicas e proprias do Fisioterapeuta são baseadas em diagnóstico Funcionais, ou seja o que se difere de um Diagnóstico Médico é que nos Fisioterapeutas tratamos sempre a Função do paciente , ou seja dando Função ou melhorando a Função seja ela pulmonar, articular, visceral, musculoesquelética,celular,energética, cerebral, cognitiva , circulatória etc. Diferentemente o Médico trata a Clínica a questão estrutural (cirurgica) e etiologia bacteriológica ou vírus e não a função de um orgão ou sistema.

Dr. Gabriel João Favaro
Fisioterapeuta especialista em  Acupuntura- Osteopatia-  Especialização acadêmica em Fisioterapia  Cardio-Respiratória












quinta-feira, 6 de junho de 2013

Diagnostico Funcional

O Fisioterapeuta não trata os pacientes pelo diagnostico clinico, o qual é dado pelo médico mas sim pelo diagnostico cinetico -funcional.
O diagnostico funcional é desvendado por uma minuciosa avaliaçao do paciente de orgãos e sistemas do corpo humano em todas as suas funcionalidades. Para isso são realizados testes de funçao ( seja funçao pulmonar, funçao muscular, funçao articular etc) avaliando a mobilidade, motilidade, estrutura anatomica, fisiologica , biomecanica e biopatomecanica . Para um Fisioterapeuta executar o método e a técnica de tratamento ele precisa do diagnostico funcional e não o clínico, pois o Fisioterapeuta vai atuar de acordo com o diagnostico funcional ou seja se um paciente hipoteticamente tem uma hernia de disco que é um diagnostico clinico , ele vai apresentar problemas funcionais os quais provavelmente foram os causadores da hernia discal ou seja o disco anterior , posterior , uma compressão discal com compressão de raiz neural , contratura muscular etc. Ou seja esses parametros sao diagnosticos funcionais, através deles o Fisioterapeuta atua com mobilizaçoes e manipulações  na vertebra dando a função normal ou próxima do normal com consequência vai diminuir  a hernia discal que era causada por esses efeitos citados acima que  são o diagnostico funcional. Alem disso o Fisioterapeuta vai atuar com aparelhos ajudando no processo para desinflamar o local e tambem depois fazer a estabilizaçao vertebral ou seja o fortalecimento o qual tambem está incluso no diagnóstico Funcional.

Dr.Gabriel João Favaro
Fisioterapeuta especialista em Osteopatia, especialista em Acupuntura e  especialização acadêmica em Fisioterapia Cardio- Respiratória